domingo, 3 de junho de 2012

A oposição está na situação, ou a situação está na oposição?

Você pode afirmar- sem qualquer medo de errar- que o grupão genérico é situacionista. Como pode assegurar- com a mais pura das convicções- que o Grupão autêntico é oposicionista. O quadro surreal da política itabirana deve ser pintado com a seguinte coloração: dr Damon e João Izael são situacionistas e oposicionistas simultaneamente. E vice- versa.

Esse monstruoso teorema se demonstra com relativa facilidade. O PMDB é o partido gigante do grupão genérico. Mas o PMDB também é uma das principais legendas da base de sustentação do governo João Izael. O ex-prefeito José Maurício Siva, popular Zé Quinzinho, faz discurso de oposição. Já Antônio Vander, diretor-presidente do SAAE, defende com unhas e dentes a administração izaelita. E o que essas duas figuras têm em comum? Ambos são pmdebistas.

E, mais: comenta-se muito nas altas rodas que Reginaldo Calixto seria figura de confiança do atual mandarim da cidade nessa “oposição do Paraguai”. Então corre o risco de situação e oposição saírem vencedoras no pleito de outubro próximo. A maluquice franksteiniana funcionaria mais ou menos assim: o cabeça de chapa, dr Damon, seria de oposição. Já o candidato a vice-prefeito, Reginaldo Calixto, um situacionista de carteirinha.

Confira a relação de alguns outros furta- cor do processo político itabirano: PRTB, PRB, PSB, PSL, PHS, PSC, PTC. A possível terceira via também estaria em ambos os lados. A explicação é óbvia: ainda tem gente do vice- prefeito Roberto Chaves no seio do poder municipal.

A Câmara de Vereadores também virou um samba do crioulo doido. José Celso de Assis, o decano da corte, é um filiado do partido do prefeito João Izael. O mesmo José Celso de Assis está no conselho político de dr Damon. O vereador Elson Ferreira Sá , que integra o PMDB, avisou que continuará situacionista até na hora do apito final. Já Tião da Antena, membro do PP governista, é o mais radical oposicionista no Legislativo itabirano.

O resumo dessa ópera burlesca é cantado drummondianamente da seguinte forma: dr Damon que ama o PMDB, que ama o PSDB, que ama o PRTB, que ama o PSB, que ama o PSL, que ama o PHS, que ama PSC, que ama o PTC, que ama o PRB, que amam João Izael. Enfim: CQD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário