terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jadirão faz pose, estufa o peito, ergue os punhos e brada: eu sou federal, gente!


O futuro primeiro-ministro de Itabira, Jadir Eustáquio do Espírito Santo, anda com uma mania inexplicável. O popular Jadirão interrompe qualquer um nas ruas da cidade. Olha firmemente nos olhos das pessoas. Em seguida faz uma pose espetacular. Estufa o peito como um militar em dias de desfiles. Ergue os punhos e exclama com desenvoltura: eu sou federal, gente!

Alguns cidadãos têm tentado decifrar o misterioso enigma de Jadirão. O Filhos da Curva da Estação apresenta algumas possibilidades para essa estranha atitude do futuro segundo homem mais forte de Itabira (para alguns, ele será o personagem  mais forte do cenário político  da cidade dentro de dois anos):

1) - Dom Pedro I ergueu uma espada às margens do riacho Ipiranga e gritou: Independência ou morte. Já que o dia 7 de setembro se aproxima, Jadirão está apenas imitando o primeiro imperador do Brasil. Na verdade, Jadirão está passando a mensagem de que a independência de Itabira será proclamada no dia 1º de janeiro de 2013, quando ele se tornará o primeiro-ministro da cidade.


2) - Nada disso, turma de maldosos. Jadirão agora é vendedor de bilhetes de loterias. No fundo, ele apenas está gritando pelas ruas da cidade: “olha a federal aí, gente”.


3) - Jadirão entrou para a Polícia Federal e agora anda caçando corruptos em todas as repartições públicas da cidade.  O grito “eu sou federal” é apenas um sinal de alerta  para os malfeitores de Itabira. Quando ele exclama “eu sou federal”, uma multidão já sai correndo.


4) - Jadirão passou no vestibular do curso de Exterminadores de Corruptos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Ele, portanto, agora é federal. No fim do curso, daqui a 20 anos, Jadirão será um especialista no extermínio de ladrões dos cofres públicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário